Branco toca Marco Paulo, Kavita Shah e Eduardo Cardinho Sexteto no Palmela Wine Jazz

Ivo Soares & Zé Soares Jazzin’, Branco toca Marco Paulo, Maria Carvalho Quinteto - “Margem”, Kavita Shah - “Cape Verdean Blues”, Ciro Cruz Quarteto e Eduardo Cardinho Sexteto - “Not Far From Paradise” são os espectáculos musicais da 11.ª edição do Palmela Wine Jazz. O evento realiza-se de 15 a 17 de Agosto, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, junto ao Castelo de Palmela, proporcionando um fim de semana de promoção dos vinhos da Península de Setúbal, ao som das notas criativas do Jazz.
Para além dos espectáculos que vão animar as noites no Anfiteatro do Parque, as/os visitantes vão também encontrar uma feira de vinhos da Península de Setúbal, wine bar e um programa paralelo com provas comentadas, ofertas e promoções dos produtores participantes, que será divulgado em breve.
Com entrada gratuita, o evento é organizado pela Câmara Municipal de Palmela e Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Programa “Mecenas de Palmela”.
Mais informações: 212 336 668 ou desenvolvimentoeconomico@cm-palmela.pt.
Programa Musical
Anfiteatro
15 Agosto
20h00
Ivo Soares & Zé Soares Jazzin’
Ivo Soares - Voz
Zé Soares - Guitarra/Arranjos
Asaf Rabi - Baixo
Bruno Pedroso - Bateria
Liderado pelo carismático cantor Ivo Soares e pelo virtuoso guitarrista Zé Soares, Jazzin’ é um projecto musical que navega pelas sonoridades do Jazz, Soul e R&B, trazendo uma abordagem contemporânea e cativante.
Com uma selecção de repertório que vai desde os clássicos do Jazz mainstream até às nuances mais emotivas do Soul e ao groove envolvente do R&B, Jazzin’ oferece uma experiência sonora rica e diversificada. Ivo Soares encanta com a sua voz expressiva e interpretação cheia de personalidade, enquanto Zé Soares assume os arranjos e direcção musical do quarteto.
Seja em ambientes intimistas ou em grandes palcos, Jazzin’ promove uma viagem musical sofisticada, mas acessível, unindo a tradição do Jazz à modernidade do R&B e à profundidade do Soul.
22h00
Branco toca Marco Paulo
Pedro Branco - Guitarra
João Sousa - Bateria
Carlos Barreto - Contrabaixo
Projecto de Pedro Branco com início em 2021 que se baseia numa reinterpretação da vasta obra artística do famoso cantor português Marco Paulo, numa formação ainda pouco explorada por Branco, o formato trio de Jazz. A ele, juntam-se os músicos João Sousa e Carlos Barreto.
O projecto começou por se basear numa interpretação de temas exclusivamente retirados do disco “Ver e Amar” (1970) de Marco Paulo, pouco conhecido do grande público. A esse repertório, juntaram-se arranjos de temas sobejamente conhecidos, tais como “Eu Tenho dois Amores”, “Sempre que Brilha o Sol” ou “Joana”.
O objectivo é juntar duas linguagens musicais bastante distintas no seu propósito e na sua estética. As canções são despidas à sua essência e o resultado final mistura uma improvisação contemporânea com clássicos da cultura pop portuguesa, sem perder o sentido de humor e a imprevisibilidade performativa.
16 Agosto
20h00
Maria Carvalho Quinteto - “Margem”
Maria Carvalho - Bateria e Arranjos
Sara Afonso - Voz
Bruno Ponte - Guitarra
Juliana Mendonça - Contrabaixo
Luan Maziero - Piano
“Margem” é o disco de estreia editado pela Baterista Maria Carvalho, um trabalho que explora a música de José Mário Branco e o seu cruzamento com o Jazz, onde o poema assume o lugar de destaque.
Este é um projecto que celebra a música portuguesa e a música cantada em português, em particular, e a música de José Mário Branco, um dos artistas mais marcantes da cultura em Portugal.
Temas como “Sentido único”, “As contas de Deus”, “Inquietação” ou “Eu não me entendo”, fazem parte do alinhamento deste concerto.
22h00
Kavita Shah - “Cape Verdean Blues”
Kavita Shah - Voz
Bau e Jorge Almeida - Guitarras
N´Du - Percussão
A premiada vocalista do Jazz, compositora norte-americana, apresenta o seu mais recente trabalho, “Cape Verdean Blues”, em homenagem ao seu ídolo, Cesária Évora.
No álbum de 12 músicas, está “Sodade”, uma palavra idiomática que não tem uma definição em inglês, mas conota uma sensação melancólica de transitoriedade que permeia Cabo Verde, a sua música e a sua população insular de espírito livre. O disco será lançado em Agosto de 2023 no selo Folkalist Records.
17 Agosto
20h00
Ciro Cruz Quarteto
Ciro Cruz - Baixo
Luiz António Gomes - Teclados
Felipe Figueiredo - Saxofone
Márcio Diniz - Bateria
Uma viagem sonora com alma e Groove. Projecto liderado pelo talentoso baixista Ciro Cruz, que lançou as bases desta jornada em 2014, com o álbum “Groove in Side” - o primeiro de dez trabalhos que fazem pulsar o coração do Groove.
Desde então, o Quarteto tem deixado a sua marca em festivais de renome por todo o país, passando por palcos emblemáticos como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Teatro Stephens e os ritmos ao ar livre do Out Jazz em Lisboa.
Quatro músicos de excelência juntam-se para explorar as infinitas possibilidades do Jazz, todos com uma bagagem musical de fazer inveja, já tendo acompanhado artistas consagrados tanto no Brasil como em Portugal.
22h00
Eduardo Cardinho Sexteto - “Not Far From Paradise”
Eduardo Cardinho - Vibrafone e Synths
João Mortágua - Saxofone Alto
José Diogo Martins - Rhodes e Synths
Francisco Santos - Baixo
Iuri Oliveira - Percussões
Diogo Alexandre - Bateria
Eduardo Cardinho, Vibrafonista e Compositor residente no Porto, apresenta o seu mais recente projecto “Not Far From Paradise”, do qual resultou a criação de um disco lançado em 2024 pela prestigiada editora de Barcelona, Fresh Sound.
Destacando-se como um dos Vibrafonistas mais criativos da sua geração, conhecido pela sua abordagem rítmica e sonoridade única, Cardinho desenvolveu ao longo dos anos a sua própria voz no Vibrafone e convidou alguns dos melhores músicos da nova geração do Jazz português para fazer parte deste projecto.