Benjamim | As Berlengas

Benjamim  | As Berlengas
Foto: DR

O álbum, composto por 20 temas, interpretados, gravados e produzidas por BENJAMIM, naquele que o músico assume ser o seu projecto mais alucinante até à data, está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais e numa edição especial em vinil duplo. O álbum é apresentado ao vivo, pela primeira vez, a 29 de Abril, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.

 

“A viagem é uma fuga.

 

A travessia do oceano é feita entre os Farilhões e as Estelas, até ao pedaço de terra que os cartógrafos romanos baptizaram de Ilha de Saturno.

 

O nome de alguns ilhéus e rochas do Arquipélago das Berlengas incluem Ilhéu dos Soldados, Ilhéu da Quebrada, Cerro da Velha, Ilhéu Maldito, Ilha Edralão, Rinchão, a Pedra Negra e a Ilha da Berlenga, o destino final. 39° 24' 52" N 9° 30' 22" O”

 

É com estas palavras que BENJAMIM inicia a epopeia d’AS BERLENGAS. Podem ler-se na sleeve que acompanha o vinil – única edição física de um álbum composto maioritariamente por instrumentais, que navegam por paisagens electrónicas. Entre as letras das canções cantadas, surgem pedaços de narrativa que conduzem o ouvinte nesta viagem sonora, conferindo um tom profético a um projecto que, nas palavras do músico, assumiu proporções épicas.

 

“Envolvida num limbo entre solidão e morte, a música d’As Berlengas procura a luz e redenção a partir de um espaço mental inventado, uma construção fantasiosa baseada em imagens do arquipélago que eu nunca tinha visitado – um exercício de escapismo que acaba por tomar proporções épicas no que toca a dimensão, formato e ambição. As misteriosas ilhas servem de fuga à realidade, um escape à desilusão com a existência, o mundo, a divisão política, o aquecimento do planeta, a incerteza, a ansiedade causada pelos desafios que a sociedade actual coloca, a procura de uma identidade, a busca de amor ou apenas a lembrança a partir de uma tempestade ou de uma constelação inventada, com o nome de alguém que já partiu para uma outra dimensão cósmica.”

 

BENJAMIM

 

O álbum começou a ser divulgado no início do ano, tendo sido lançados em antecipação o instrumental que abre o disco As Berlengas (parte 1) e as canções Atrás da Barricada e A Rendição.

 

AS BERLENGAS ganham forma em três dimensões: um disco, um filme e um espectáculo. O início remonta a 2017 em forma de ideia conceptual que foi ganhando corpo ao longo dos anos. Primeiro nasceu a música, inicialmente pensada como uma banda sonora para um filme que não existia... até existir. No final de 2022, Benjamim desafiou o realizador Bruno Ferreira para assinar um filme inspirado na paisagem musical que havia criado. Esse filme, rodado no início de 2023, abriu a porta a um novo conceito, um filme-bailado, com imagens captadas no arquipélago que dá nome ao projecto. A partir de peças instrumentais, colagens sonoras, canções em formato de lamento, juntam-se fragmentos de memórias para a elaboração de uma história passada num arquipélago inventado, através da dança e do som.

 

O disco foi produzido, gravado e misturado por BENJAMIM, com gravações adicionais assistidas por Moritz Kerschbaumer. Foi gravado na sala de casa, no Submarino, em quartos de hotel, no sótão de Alvito e no Namouche, entre recolhas sonoras feitas no arquipélago das Berlengas. A masterização ficou a cargo de Nelson Carvalho.

 

Todos os vídeos que acompanham o álbum são excertos retirados do filme "As Berlengas", realizado por Bruno Ferreira e coreografado por João Reis Moreira, com Leonor Carneiro, Pedro Batalha, Beatriz Soares, Carolina Varela, Fabiana Injai e Marco Tavares.

 

No concerto de dia 29 de Abril, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, o álbum é apresentado ao vivo pela primeira num concerto que é simultaneamente uma viagem sonora e visual - através da projecção de excertos do filme onde BENJAMIM será acompanhado pela sua banda.

 

AS BERLENGAS

1. As Berlengas (Parte 1)

2. Scally

3. Atrás da Barricada

4. Furado Grande

5. O Futuro foi cancelado

6. Carreiro da Moxinga

7. Cova do Sonho

8. Pedra Negra

9. Praia!

10. A Grande Libertação

11. A Rendição

12. Constelação Alice

13. Às Escuras

14. Guitarras Eléctricas Interrompem o Romance

15. Encontrar Lugar

16. A Tempestade Delfim

17. No Fundo da Intenção

18. Rochedo (Ilhéu Maldito)

19. À Partida

20. As Berlengas (Parte 2)

Editora Discos Submarinos

 

Distribuição digital Altafonte Portugal

 

PVP 35€ (vinil duplo)

 

Força Produção

Bilhetes

Ouvir

Comprar