Artista e criança com autismo numa só exposição

Artista e criança com autismo numa só exposição
Fotografia: D.R.

A Galeria Beltrão Coelho vai inaugurar, a 13 de Abril, a exposição intitulada “Viagem pelo Abstracto”, uma parceria entre o pintor abstracto José Luís Aguilar e Diogo Moura, uma criança de nove anos com autismo.

José Aguilar, um pintor com um vasto currículo na área da pintura, principalmente abstracta, aliou-se a Diogo Moura, uma criança de nove anos com autismo, que desde os dois anos se dedica à pintura.
 
O projecto visa chamar à atenção para o autismo (patologia do neuro desenvolvimento de origem multifatorial e de carácter permanente) e contará com a presença da psicóloga do Diogo e uma representante da Associação Portuguesa de Crianças Autistas na inauguração.
 
A parceria do artista José Luís Aguilar com Diogo Moura iniciou-se quando o jovem tinha apenas sete anos e o seu tipo de pintura cativou o pintor por misturar o realismo com o abstracto.
 
Quando surgiu a possibilidade de organizar uma exposição colectiva na Galeria Beltrão Coelho, ficaram reunidas todas as condições para uma criança, com problema de autismo, realizar a sua primeira exposição com um artista mais experiente.
 
“Quando surgiu esta possibilidade, não pensámos duas vezes. Na Galeria Beltrão Coelho abrimos as portas a todos os artistas e acreditamos que a presença do Diogo irá inspirar ainda mais jovens a apresentar as suas criações. Estamos muito satisfeitos com esta exposição e com o cariz social que a mesma tem”, sublinha Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho.
 
A arte dos dois artistas, embora distinta, assemelha-se na vontade de ambos em transportar para a tela as experiências das suas vidas. A exposição estará patente até ao dia 12 de Maio.