Albergaria lança concurso literário

Albergaria lança concurso literário
Fotografia: D.R.

O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o concurso literário “criAtiva Escrita”, que visa distinguir trabalhos originais nas áreas da poesia e do conto.

O tema desta edição é “Esta Terra que eu adoro!”, propondo uma reflexão sobre o lar, a terra natal ou o planeta.

Cada participante pode concorrer com um máximo de dois textos, um de cada categoria (poesia e conto). Cada conto deverá ocupar entre duas a cinco páginas e, os poemas, até duas páginas.

Os textos devem ser inéditos e de autoria individual, com a excepção dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que podem entregar trabalhos em grupo.

Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto. Vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 150 euros ao melhor trabalho de cada uma das categorias.

Os trabalhos devem ser entregues até 25 de Abril, sendo os nomes vencedores revelados a 20 de Maio, em cerimónia a ter lugar na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Os poemas e contos do “criAtiva Escrita” podem ser enviados via correio electrónico para o endereço: biblioteca@cm-albergaria.pt, ou por carta, sendo depois enquadrados em cinco escalões: estudantes do 1.º ciclo; estudantes do 2.º ciclo; estudantes do 3.º ciclo; estudantes do ensino secundário; e comunidade em geral.

O concurso “criAtiva Escrita” tem como objectivo promover experiências em torno do desenvolvimento de competências associadas à promoção da escrita activa, assentes em aprendizagens e criatividade, e fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística, bem como premiar e divulgar textos inéditos dos géneros lírico e narrativo.

As normas de participação do concurso “criAtiva Escrita” podem ser consultadas no portal da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, aqui.