11ª Edição Amadora Jazz

Ricardo Toscano Trio
Fotografia : Ricardo Toscano por Vera Marmelo
2 / 7

2. Ricardo Toscano Trio

Ricardo Toscano Trio, 11 de Maio as 21h00 nos Recreios da Amadora | M/6

Ricardo Toscano no saxofone alto

Romeu Tristão no contrabaixo

João Lopes Pereira na bateria

No jazz, cada músico deve ser profundamente pessoal e ao mesmo tempo vitalmente colectivo. Por essa razão, um trio de saxofone, contrabaixo e bateria é uma máquina tão exigente quanto fascinante.

O saxofonista Ricardo Toscano notabilizou-se muito novo pela forma fascinante de tocar. Parecia demasiado jovem para tanta destreza e segurança e rapidamente integrou na cena jazzística nacional, passando a ser requisitado nos mais diferentes contextos (dentro e fora do jazz, como por exemplo com Camané).

O trio é um formato que Toscano explora tanto como o quarteto. Como os temas que escreveu para quatro não funcionam da mesma maneira com um a menos, resolveu explorar o espaço mais aberto que favorece um maior número de imprevistos. Assim, depois de ter encontrado um desígnio e um repertório diferentes, não é surpreendente que opte por gravar a três. Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria ajudam a produzir esta perspectiva inédita sobre o saxofonista (e compositor), mas também sobre si mesmos.

Anterior Próximo