Projecto “Hora Silenciosa” - C.C. Alegro Setúbal

Projecto “Hora Silenciosa” - C.C. Alegro Setúbal
Foto: DR

Para proporcionar um ambiente acessível a todos

ALEGRO SETÚBAL TORNA-SE PRIMEIRO CENTRO COMERCIAL EM PORTUGAL A IMPLEMENTAR O PROJETO “HORA SILENCIOSA” PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE PESSOAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO

O centro comercial Alegro Setúbal, gerido pela Nhood Portugal, arrancou dia 28 de Janeiro, com a implementação do projecto “Hora Silenciosa” acção feita para proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor para receber pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). No último domingo de cada mês, durante a primeira hora de funcionamento, das 10h às 11h, o centro terá diversas iniciativas para permitir uma visita mais tranquila.

Esta iniciativa, conta com a parceria da Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal e tem como principal objectivo promover a inclusão social e contribuir para uma maior consciencialização da população sobre esta condição, enquanto proporciona um ambiente inclusivo a todos e permite uma maior integração das pessoas com PEA na vida quotidiana.

 

A “Hora Silenciosa” surge no âmbito da proximidade do Alegro Setúbal com a comunidade, que, através da escuta activa do território entendeu a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com PEA e as suas famílias. Com ajuda da APPDA de Setúbal, o centro promoveu, numa primeira fase, uma série de iniciativas para a sensibilização de colaboradores, através de um guia de boas práticas e informações sobre o assunto, de forma que, nesta fase de arranque, todos estejam capacitados para proporcionar uma abordagem acolhedora.

 

Para criar um ambiente mais tranquilo, durante a “Hora Silenciosa”, o Alegro Setúbal vai implementar as seguintes medidas:

 

  • Desligar a música e os ecrãs
  • Reduzir a iluminação
  • Parar a circulação de carrinhos de recolha de lixo, carrinhos de descarga das lojas
  • Parar as escadas rolantes de acesso ao piso 2
  • Distribuir tampões auriculares descartáveis, junto ao balcão de informações, no piso 1
  • Entregar um guião informativo aos visitantes para um melhor acolhimento
  • Incentivar os colaboradores a utilizar os telemóveis em modo silencioso

 

Para tornar a visita mais inclusiva, o Alegro Setúbal irá também disponibilizar uma sala de acolhimento, localizada próximo ao parque infantil piso 1 e ceder lugares de estacionamento exclusivos para pessoas com PEA, localizados no parque P2.

 

“O autismo é uma condição complexa que afecta indivíduos de diversas maneiras, sendo especialmente sensíveis a estímulos sensoriais. Em Portugal existem cerca de 60 000 mil pessoas que sofrem com a perturbação do espectro do autismo e a experiência em espaços públicos, como centros comerciais, pode ser muito desafiante. Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos, estamos muito satisfeitos pela implementação deste projecto conjunto, que vai facilitar não só o conforto e acesso de muitas famílias, bem como funcionar como pilar pedagógico para esta realidade” refere Carmen Cristino, Vice-Presidente da APPDA-Setúbal.

“A implementação da “Hora Silenciosa” no Alegro Setúbal reforça o nosso compromisso em acolher a diversidade, criando um impacto positivo na nossa comunidade. Os centros comerciais são cada vez mais espaços de uso misto para compras, serviços e lazer e queremos, com esta iniciativa, alargar a nossa missão social e democratizar o acesso a todos. Acreditamos que ao trabalharmos juntos para criar ambientes mais inclusivos, estamos a eliminar barreiras e a promover uma sociedade onde todos têm a oportunidade de participar plenamente, independentemente das suas características individuais” refere Miguel Lopes Territory Manager do Alegro Setúbal.

 

Esta iniciativa reafirma a missão e estratégia de ESG da Nhood Portugal, gestora dos activos Alegro, e junta-se a outras práticas sustentáveis e socialmente responsáveis já implementadas como o Color ADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos no parqueamento do Alegro Setúbal e o projecto COMERCI-ALL – Atender a Todos, uma ferramenta de formação gratuita disponibilizada aos lojistas de todos os centros Alegro para capacitar os estabelecimentos comerciais a melhor atender pessoas com deficiência ou necessidades.