Porto Summer School on Art & Cinema

"Tecnologia e Transformação" é o tema da Porto Summer School on Art & Cinema, que, de 30 de Junho a 4 de Julho, reúne no Porto artistas e curadores portugueses e internacionais
Iniciativa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foca-se nas práticas contemporâneas que desafiam os limites da linguagem do cinema e da arte contemporânea
Last Things, Deborah Stratman
Realiza-se, de 30 de Junho a 4 de Julho de 2025, mais uma edição da Porto Summer School on Art & Cinema, que este ano decorrerá sob o tema Technology/Transformation, com o objectivo de oferecer momentos e propostas de reflexão e experimentação em torno das práticas contemporâneas, que desafiam os limites da linguagem do cinema e da arte contemporânea.
Com foco na análise dos gestos disruptivos iniciados na década de 1970, quando o vídeo e o Super 8 democratizaram o acesso à imagem em movimento, e o impacto desta democratização nas práticas artísticas actuais, a Porto Summer School on Art & Cinema é um curso avançado de novas práticas de cinema, combinando um pensamento crítico com o contacto com grandes criadores do cinema e da arte contemporânea.
Para além dos workshops diários, a Summer School tem também um programa público, composto principalmente por sessões de cinema, abertura de exposições e performances, nas quais participarão os realizadores/artistas que estão presentes no curso. Esta iniciativa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa trará à cidade do Porto curadores, pensadores e artistas portugueses e internacionais.
5 dias na cidade com o programa público
O programa público da Porto Summer School on Art & Cinema é de entrada livre e é uma oferta da Escola das Artes à cidade, arrancando no dia 30 Junho, às 21h30, no Auditório Ilídio Pinho, da Escola das Artes, com a exibição de três curtas-metragens de Gabriel Abrantes (EUA) e uma sessão de Q&A. Neste dia serão exibidos "Os Humores Artificiais" (2016), "Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre" (2019) e "A Brief History of Princess X" (2016), obras deste realizador premiado em Cannes, Locarno e Berlim, e que trabalha simultaneamente como artista visual, tendo ganho em 2008 o Prémio Jovem Artista EDP.
No dia 1 Julho às 18h30, a norte-americana Chrissie Iles, curadora de grandes exposições retrospectivas de Marina Abramovic, Dan Graham, Louise Bourgeois, Sol LeWitt, Donald Judd ou Yoko Ono, e sendo a atual curadora Whitney Museum of American Art, vai dar uma conferência no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes. Às 20h inaugura na Sala de Exposições "Karle: Cartas", uma exposição de Pedro Huet (Portugal), artista plástico, cuja prática se tem desenvolvido em torno de teias narrativas que se servem de objectos fílmicos, fotográficos ou escultóricos para reflectirem sobre estruturas, discursos ou imagéticas.
O cineasta e artista plástico brasileiro Cao Guimarães, com obras em colecções como a Tate Modern, MoMA, Museu Guggenheim, Fondation Cartier ou Museu Thyssen-Bornemisza, vai apresentar no dia 2 de julho, às 21h30, no Cinema Trindade, o filme "O Homem das Multidões", que corealizou com Marcelo Gomes em 2013. O filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro. Após a sessão o artista vai estar à conversa com o público portuense.
No Batalha Centro de Cinema, a 3 de julho, serão exibidas duas curtas-metragens da premiada artista e cineasta norte-americana Deborah Stratman: "Hacked Circuit" (2014) e "Last Things" (2023). Stratman expôs internacionalmente no MoMA (NY), Centre Pompidou (Paris), Hammer Museum (LA), Witte de With (Roterdão) e PS1 (NY), entre outros, tendo os seus filmes sido amplamente apresentados em festivais e conferências, como Sundance, Viennale, Berlinale, CPH:DOX, Oberhausen, TIFF, Locarno e Roterdão e os seu filmes exploram temas como o poder, a crença e o espaço social.
O programa público da Porto Summer School on Art & Cinema termina a 4 julho às 22h, no Passos Manuel com o concerto Crepuscule Live A/V às 22h, da dupla japonesa
Tujiko Noriko & Joji Koyama, cujas carreiras nas áreas da música e cinema se têm vindo a cruzar criativamente ao longo de duas décadas.
Daniel Ribas (director do CITAR, Escola das Artes), Inês Grosso (curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Serralves), João Laia (director artístico da Direcção de Arte Contemporânea/Ágora Porto), José Alberto Gomes (docente e investigador EA) e Nuno Crespo (Director da EA) são os curadores da Porto Summer School, que se realiza em vários espaços culturais da cidade do Porto, reforçando a ligação entre a academia e a comunidade local.
O programa está disponível AQUI