Ponta Delgada é “centro agregador de conhecimento em áreas como a saúde” nos Açores

Ponta Delgada é “centro agregador de conhecimento em áreas como a saúde” nos Açores
Foto: DR

Ponta Delgada é “centro agregador de conhecimento em áreas como a saúde” nos Açores 

A Vereadora com o pelouro da Acção Social, Cristina Canto Tavares, interveio, esta sexta-feira, na cerimónia de abertura da Reunião do Grupo Português de Retina e Vítreo que decorreu no Teatro Micaelense, tendo afirmado que Ponta Delgada pode orgulhar-se do facto de se constituir como “um centro agregador de conhecimento em áreas como a saúde” na Região.  

“A nosso ver, a escolha feita para a iniciativa, que se desenrola nestes dois dias, não se fica apenas pelas condições logísticas e estruturais que Ponta Delgada tem para acolher estas reuniões científicas. É, também, um reconhecimento da nossa cidade, como centro agregador de conhecimento em áreas como a da saúde, sendo que aqui está situada a principal unidade hospitalar nos Açores”, disse a autarca.

Ainda que a saúde não seja uma área da competência directa da Câmara Municipal, Cristina Canto Tavares fez questão de sublinhar que Ponta Delgada, enquanto Município Saudável, é orientado por estratégias que visam divulgar e promover hábitos de vida saudáveis junto da população.

“Ponta Delgada, como primeira cidade dos Açores a integrar a Rede Nacional de Cidades Saudáveis, faz agora parte do Atlas dos Municípios Saudáveis, uma plataforma web de acesso público, assente em sistemas de informação geográfica, que contribui para a caracterização da saúde da população e avaliação dos seus determinantes”, indicou a Vereadora.

Essa particularidade, acrescentou, “permite ao nosso Município tomar decisões políticas mais informadas para, consequentemente, levar a cabo acções mais eficazes e eficientes junto da população na área da saúde”.

Recolocando o foco da sua intervenção na Reunião do Grupo Português de Retina e Vítreo, Cristina Canto Tavares congratulou-se com o facto de a iniciativa propor-se a “estimular a investigação científica” a partir da maior cidade do arquipélago.

Ponta Delgada sente-se sempre muito honrada por receber este tipo de reuniões científicas que, congregando investigadores e especialistas, enriquecem a nossa cidade como espaço privilegiado e de topo nas escolhas para a realização de eventos desta natureza nos Açores”, enfatizou.

O Grupo Português de Retina e Vítreo tem como principais objectivos incentivar a apresentação de trabalhos científicos e contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde na área da patologia vítreo-retiniana.

Decorreu no dia 28/10/2023 no Teatro Micaelense, o congresso científico contou com cerca de 250 participantes.