"Penina em Festa" celebra os Santos Populares

"Penina em Festa" celebra os Santos Populares com Marcha Infantil, Ciência, Cultura e Tradição, 14 de Junho de 2025 | Aldeia da Penina – Loulé
No próximo dia 14 de Junho de 2025 (sábado), a aldeia da Penina volta a vestir-se de cor, tradição e comunidade com mais uma edição do evento “Penina em Festa”, uma celebração única dos Santos Populares, promovida pelo Aspirante Geoparque Algarvensis, em estreita colaboração com a comunidade local.
A festa, que tem ganho dimensão e reconhecimento a cada ano, destaca-se pela forte componente de participação intergeracional e valorização do património imaterial. O momento alto do dia será a estreia da Marcha Infantil da Penina 2025, composta por 43 crianças do 1.º ciclo das escolas de Querença, Tôr e Benafim, com o apoio da Junta de Freguesia de Querença, Tôr e Benafim e da Câmara Municipal de Loulé.
O envolvimento da Associação Recreativa Unidos da Penina, promotora da marcha, tem sido fundamental. Em articulação com o Agrupamento de Escolas e professores das escolas envolvidas, foi desenvolvido um trabalho notável, desde a composição da música por Rui Santos, aos arranjos musicais de César Matoso, passando pela coreografia de Gabriela Santana e à confecção dos trajes com o apoio incansável de voluntários locais. Os trajes da marcha ganham vida com a criatividade de D. Delfina e um grupo de habitantes dedicados, como Rosa Rodrigues, Olívia Silva, Laurentina Guerreiro, Maria Eugénia e Manoli Ortiz de Torre, que se têm reunido na Casa da D. Rosa.
Para além da marcha, o dia será repleto de actividades culturais, científicas e ambientais: Caminhada temática com o Professor Paulo Fernandes, coordenador científico do Geoparque Algarvensis, entre a jazida da Penina e a jazida do Vale do Álamo, promovendo o conhecimento do território do Metoposaurus algarvensis.
Trilhos e experiências, como o Caminho dos Pastores da Rocha da Pena.