Museu do Trabalho ganha prémio nacional de museologia

A Câmara Municipal de Setúbal foi galardoada, entre mais de cem candidaturas, com o Prémio Investigação e Difusão Científica 2025 da Associação Portuguesa de Museologia, graças a um trabalho sobre as mulheres setubalenses na resistência ao fascismo.
A distinção reconhece o projecto “Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal”, realizado no âmbito do programa municipal Venham Mais Vinte e Cincos, comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, sobre as setubalenses que participaram na oposição ao regime fascista, perseguidas e, algumas delas, presas pela PIDE/DGS.
A investigação foi feita pelos serviços de museus que integram o Museu do Trabalho Michel Giacometti, da Divisão de Cultura e Património, conjuntamente com o Gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural da Câmara Municipal de Setúbal, ambos do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude do pelouro do vereador Pedro Pina.
O projecto “Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal” incluiu a concepção de uma exposição, patente no espaço público da cidade e no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na produção de um filme a partir de entrevistas e na disponibilização de um documento e-book.
A atribuição do galardão foi anunciada em cerimónia realizada ontem de manhã em Loulé, no Cineteatro Louletano, para apresentar os prémios 2025 da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuídos a museus, projectos, boas práticas, profissionais e actividades desenvolvidas no sector, em todo o país.
A categoria Investigação e Difusão Científica distingue a investigação e a difusão científica relacionadas com a colecção ou temática dos respectivos museus, feita por museólogos ou no âmbito da actividade das instituições museológicas, incluindo projectos de investigação, ciclos de estudos ou de conferências ou outras actividades.