Hoje é o Dia Mundial Fringe: 11 de Julho

O Dia Mundial Fringe é comemorado anualmente a 11 de Julho para homenagear o espírito do movimento Fringe e a vibrante comunidade de festivais Fringe em todo o mundo. Coincide com o aniversário do Festival Fringe de Edimburgo, o berço do movimento fringe. O dia destaca a importância da arte independente, da liberdade de expressão e dos espaços únicos onde artistas e público se conectam. World Fringe é a entidade que mantém o calendário, com cerca de 300 festivais anuais.
Fringe significa em português "franja" ou "margem". Os conceitos dos festivais Fringe no mundo são inspirados no Festival Internacional de Edimburgo, uma mostra escocesa que surgiu em 1947. Hoje há cerca de 300 festivais mundiais, uma rede com plataformas gigantescas de apoio à arte e artistas. Com raízes em performance e arte visual, artistas apresentam espectáculos e exposições, workshops/oficinas e outras acções que vão de salas à rua. Fringe é uma mostra de cor e emoção artística para dar a conhecer talentos a novas audiências. O Festival constrói oportunidades para artistas investirem no desenvolvimento da sua arte, e para audiências se aventurarem em novos territórios.
O arquipélago dos Açores é a única região em Portugal que tem conseguido manter um festival Fringe anualmente. Desde 2013, Azores Fringe, com epicentro na ilha do Pico, chega a muitos cantinhos do arquipélago. Propostas para 2026, a acontecer de 15 de Maio a Junho, já estão abertas, através de documento oficial na página azoresfringe - desde filmes curtas a performance, um foco para a próxima edição, e ainda o retorno do Encontro Pedras Negras, dedicado às letras e livros, e Visitarte, um programa de visitas a oficinas e espaços pessoais de artistas das ilhas, açorianos e visitantes são incentivados a propor o seu trabalho para a agenda Fringe. "Se consegues levar o teu projecto avante, vamos a isso," incentiva Terry Costa, o fundador do Azores Fringe.