Cerveira Saudável’24 sugere caminhadas com degustação de produtos endógenos

Cerveira Saudável’24 sugere caminhadas com degustação de produtos endógenos
Foto: DR

À prática de exercício físico e à descoberta da história dos locais visitados, a edição 2024 do ‘Cerveira Saudável’ sensibiliza para a transformação de hábitos de consumo, privilegiando a proximidade. No total de sete caminhadas, cinco culminam com a degustação de produtos endógenos, enquadrando-se no objectivo do projecto ADAPT da Eurocidade Cerveira-Tomiño de definir uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas. Inscrições gratuitas (à excepção da LPCC), mas obrigatórias.

 

Implementado há mais de uma década, o ‘Cerveira Saudável’ tem conseguido reinventar-se, sem descurar a essência da promoção de estilos de vida activos. “A grande procura e afluência das actividades propostas corroboram o sucesso e a continuidade deste programa em prol do bem-estar físico e mental. Temos vindo a introduzir novos factores de interesse, de modo a surpreender os participantes, muitos dos quais repetentes, ano após ano”, afirma a Vereadora com os pelouros da Acção Social e Desporto. Assim, ao conhecimento histórico aliado à beleza ímpar das paisagens e espaços públicos de Vila Nova de Cerveira, Carla Segadães assegura que a edição de 2024 assume “uma preocupação com as alterações climáticas e o papel que cada um pode desempenhar na sustentabilidade ambiental, começando pela promoção da economia circular”.

 

O arranque do ‘Cerveira Saudável’24 está agendado para 7 de Abril, Dia Internacional dos Moinhos, com o Trilho dos Moinhos da Gávea, em Reboreda, e degustação de produtos derivados de milho; segue-se a 21 de Abril uma visita a Cossourado, com a degustação de mel e dos seus derivados, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos. Como a realização do Caminho de Santiago é sempre muito bem aceite, a edição 2024 propõe a sua realização em contínuo, e não por etapas. Portanto, de 25 de Abril a 1 de Maio, o Município de Vila Nova de Cerveira desafia a percorrer o Caminho de Nossa Senhora do Norte com a Variante Espiritual, com um limite de 20 participantes. E a 11 de Maio está prevista a divulgação do futuro Albergue de Loivo, com degustação de fruta da época, enquadrado no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago.

 

Com um interregno nos meses de Verão – Junho, Julho e Agosto -, a programação do ‘Cerveira Saudável’24 regressa a 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, com a Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, sendo a única actividade com inscrição paga, num valor simbólico de 5 euros, a reverter na totalidade para aquela entidade. Em Outubro, no Dia do Peregrino (13), é sugerida uma Caminhada pelo troço do Caminho de Santiago de Dem (Caminha) a Tomiño (Galiza), com degustação de fruta da época. A edição 2024 termina em Novembro, dia 10, com o Trilho do Magusto, em Covas, com degustação de caldo verde e castanhas.

 

Cada actividade já tem definidos horários e pontos de encontro, devendo os interessados preencher o formulário geral de inscrição: (INSCRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES "CERVEIRA SAUDÁVEL" 2024).

De sublinhar que a inscrição para a actividade doo Caminho de Santiago, de 25 de Abril a 1 de Maio, tem um formulário próprio: (INSCRIÇÃO PARA CAMINHO DA NOSSA SRA DO NORTE E VARIANTE ESPIRITUAL 2024).

Para obter informações adicionais pode contactar através do 963 882 674 ou saude@cm-vncerveira.pt

 

Com uma forte mensagem de sensibilização para a necessidade de redução dos potenciais efeitos negativos causados pelas consequências das alterações climáticas e de melhorar os níveis de resiliência deste território comum unido pelo rio Minho, este ano, o programa ‘Cerveira Saudável’ enquadra-se na operação 0177_EUROCIDADE_CT_ADAPT, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP, tendo como parceiros o Clube Celtas do Minho, o Citius Fit e Liga Portuguesa Contra o Cancro.