Câmara Municipal renova candidatura das Festas do Espírito Santo ao selo ambiental ‘Evento Circular’

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, anunciou que a autarquia renovou a candidatura das Grandes Festas do Divino Espírito Santo ao selo de qualidade ambiental ‘Evento Circular’ e vai procurar que as festividades sejam reconhecidas com o nível de certificação “Ouro”, superando o feito já conseguido na edição anterior, que foi distinguida com o de “Prata”.
“Esta iniciativa reflecte o nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental, buscando não apenas manter, mas também reforçar as políticas de desenvolvimento sustentável e de circularidade já implementadas nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo”, sublinha o autarca.
O selo Evento Circular é atribuído pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática, e distingue os eventos regionais pelas suas boas práticas em matéria de sustentabilidade, circularidade e preservação ambiental.
Para Pedro Furtado, a candidatura vem, também, reflectir “o firme compromisso da autarquia” na implementação de “acções ambientalmente responsáveis” nos eventos culturais e religiosos que leva a efeito.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada saúda, por isso, o facto de esse mesmo “compromisso e preocupação ecológica” decorrerem, cada vez mais, em “estreita colaboração com a comunidade e os parceiros locais”.
“Esta é, também, uma das bonitas formas que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo assumem: além de repartirmos o pão, a fé e a caridade, partilhamos uma postura consciente e ambientalmente sustentável, contribuindo, na devida dimensão, para engrandecer este culto secular, que tanto nos diz e identifica enquanto povo”, acrescentou.
Desse modo, o autarca convida o público a conhecer as políticas de circularidade [clicar aqui] por que se norteiam as festividades em honra do Divino Espírito Santo e realça que estão presentes desde o planeamento e concretização das actividades à desmontagem dos equipamentos.
Segundo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada o evento vai voltar a primar pela “reutilização de estruturas, equipamentos, produtos e materiais reutilizáveis; utilização de lâmpadas de baixo consumo; optimização dos transportes e sensibilização da população para a utilização de transportes colectivos ou partilha de viaturas”.
De igual modo, toda a organização do evento foi pensada de forma a reduzir quantidade de materiais de plástico e a favorecer a correcta separação e encaminhamento dos resíduos.
“Além disso, foi feito um rigoroso planeamento do número de produtos locais adquiridos e de refeições de modo a evitar o desperdício alimentar”, acrescenta Pedro Furtado, destacando, ainda, o facto de a autarquia ter optado, em grande medida, pela divulgação do evento em formatos digitais.
Refira-se que, ao longo dos últimos anos, a autarquia tem reforçado os meios humanos e mecânicos afectos à separação e recolha de resíduos, bem como promovido acções de sensibilização junto dos colaboradores, voluntários e demais pessoas que acorrem às festas para que possam ser parte activa da vertente ecológica do evento.
À semelhança das anteriores edições, também nestas XXII Grandes Festas do Divino Espírito Santo todos os resíduos decorrentes da confecção de refeições – como são as sopas, o arroz doce e outros géneros alimentícios – estão a ser separados no próprio local de produção e devidamente acondicionados em contentores.
O mesmo sucederá com todos os resíduos provenientes dos momentos da partilha popular das sopas no Campo de São Francisco, Cortejo Etnográfico, Bodo de Leite e beberete, não obstante o evento voltar a assentar numa lógica de desperdício zero, fornecendo e recorrendo maioritariamente a materiais biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis.
Foram reforçados os pontos de deposição de lixo nas áreas que convocam à maior concentração de pessoas e, até domingo, serão intensificadas as acções de limpeza, por parte dos colaboradores do município.
Em todos os dias do evento, entre as 18h30 e as 22h30, haverá uma equipa a garantir a varredura dos principais espaços das festas, limpeza de vias, e despejo de papeleiras.
No sábado, durante a distribuição de sopas no Campo de São Francisco, estarão duas equipas em permanência a assegurar a limpeza do local, assim como a correcta separação, acondicionamento e encaminhamento de resíduos, para posterior valorização.
Também no mesmo dia, após o cortejo etnográfico, será feita a limpeza da Avenida Infante D. Henrique com varredura manual e mecânica, camiões lavacontentores, e viaturas de lavagem de vias.
No domingo, antes e depois da Missa e do Bodo de Leite, decorrerão acções de varredura manual, mecânica e de lavagem de vias na zona da Igreja da Matriz e das Portas da Cidade.