Câmara Municipal de Ponta Delgada associa-se à campanha “Outubro Rosa”

Câmara Municipal de Ponta Delgada associa-se à campanha “Outubro Rosa”
Fotografia: D.R.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai associar-se à campanha “Outubro Rosa”, iluminando as arcadas e as portas da cidade de cor-de-rosa durante o próximo mês.

A autarquia aderiu a este movimento a convite da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do mês de sensibilização para o cancro da mama.

Esta campanha tem como objectivo sensibilizar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama, apelar à participação no rastreio e apoiar a investigação nesta área.

Apesar de não serem conhecidas as causas exactas do cancro da mama, já foram identificados alguns factores de risco, como por exemplo, a idade, o excesso de peso, o consumo de tabaco ou álcool excessivo, menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) ou menopausa tardia (após os 55 anos), entre outros.

Se diagnosticado e tratado numa fase prematura, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e os rastreios são, por isso, fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida.

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comum entre as mulheres. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 7000 novos casos de cancro da mama e 1800 mulheres morrem desta doença.