19.º Curso sobre Ordens Militares contou com uma centena de participantes

19.º Curso sobre Ordens Militares contou com uma centena de participantes
Foto: DR

O 19.º Curso sobre Ordens Militares, que decorreu de 3 a 5 de Maio, em Palmela e no Crato, com o tema “Arte e Arquitectura das Ordens do Templo - Cristo e do Hospital - Malta”, contou com cerca de uma centena de participantes. Do programa, destaque para a assinatura de um Acordo de Colaboração entre os dois Municípios.

 

«O Acordo que acabámos de celebrar com o Município do Crato, que foi sede da Ordem do Hospital - Malta, representa uma grata oportunidade para partilhar experiências e estreitar laços de trabalho e parceria, sendo esta 19.ª edição do Curso sobre Ordens Militares um excelente exemplo daquilo que, em conjunto, podemos alcançar, com vantagens exponenciais para as nossas populações, públicos e territórios», sublinhou o Presidente do Município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro.

 

O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, referiu que foi «com muita honra e gosto que o Município do Crato se associou ao Curso» e acredita que, através deste Acordo, as Autarquias estão a ser «facilitadores do trabalho que muitos técnicos, às vezes de forma invisível, fazem no dia a dia» e a ajudar a «perpetuar a história e investigação do país e de cada um dos concelhos».  

 

O programa do Curso incluiu ainda conferências com várias/os especialistas nacionais, a apresentação da obra “Palmela - de Castelo a Fortaleza”, da autoria de Joaquim Boiça, uma visita guiada por José Meco à Capela de S. João Batista, em Palmela, e visitas de estudo a vários monumentos das ordens do Templo e do Hospital, no Crato e regiões limítrofes.

 

Organizado pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) da Câmara Municipal de Palmela e pelo Município do Crato, o Curso teve Coordenação Científica a cargo dos Professores Doutores Jorge Rodrigues e Paulo Pereira. Enquadrou-se no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade.

 

Livro “Palmela - de Castelo a Fortaleza” dá a conhecer história mais recente

 

Outro momento de destaque foi, no dia 3, o lançamento da obra “Palmela - de Castelo a Fortaleza”, de Joaquim Boiça.

 

O Castelo de Palmela é uma das marcas identitárias do concelho e, «dando sequência a todo o trabalho que tem sido desenvolvido em torno do seu passado islâmico e medieval, é da maior pertinência, neste momento, focar a pesquisa nos períodos moderno e contemporâneo, os menos trabalhados e com detalhes ignorados», explicou Álvaro Balseiro Amaro. Foi precisamente esse o objectivo da edição desta obra, encomendada pelo Município a Joaquim Boiça, especialista na análise de fortalezas abaluartadas e dos contextos históricos em que se construíram.

 

«São de particular importância as revelações fornecidas por esta obra, que vão ajudar a compreender melhor períodos como o Filipino ou da Restauração, mas também o tempo das Invasões Francesas e da presença Inglesa no nosso território», acredita o Presidente.

 

Quanto à ilustração, o livro apresenta plantas e gravuras inéditas. O prefácio é do Professor Mário Barroca, que também escreveu o prefácio do livro “O Castelo de Palmela - Do Islâmico ao Cristão”.

 

cm-palmela