Vamos ao museu sem sair de casa?

Vamos ao museu sem sair de casa?
Noite Estrelada, 1889- Van Gogh

Uma das principais vantagens que a tecnologia trouxe até nós nestes tempos modernos é podermos visitar muitos lugares virtualmente. A experiência é diferente, reduzida em muitas sensações, no entanto, não deixa de ser agradável e bastante enriquecedora. Os museus são espaços importantíssimos que permitem preservar o património, a cultura e os saberes.

A tecnológica Google criou  uma plataforma especial, a Google Arts & Culture, dedicada a visitas virtuais. A esta iniciativa aderiram mais de 500 museus em todo o mundo, a lista inclui espaços de renome como a Galeria de Arte Nacional dos Estados Unidos da América, o Museu da Acrópole de Atenas, o Museu Britânico e o museu holandês dedicado a Van Gogh. A oferta é extremamente vasta e compreende espaços de vários continentes. Inicie a sua viagem aqui.

Portugal é um país com um património imenso, a Google Arts & Culture possui ainda a secção Maravilhas de Portugal. Por lá podemos visitar o Mosteiro dos Jerónimos que é considerado o apogeu da arquitetura manuelina, encontramos também o belo Palácio de Monserate em Sintra, que ostenta orgulhosamente os seus traços românticos e até podemos passear pelos Jardins de Belém.

Várias outras instituições museológicas portuguesas estão acessíveis pelas visitas virtuais.

O Museu Calouste Gulbenkian tem em exibição a coleção do Fundador,  com obras de artistas como Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou René Lalique e a coleção Moderna, uma das mais completas coleções de arte moderna e contemporânea portuguesa, com espólio pertencente a Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva.

Sintra concentra grande parte do património Romântico em Portugal, o Palácio da Pena é um dos mais belos exemplos dessa realidade. A última residência oficial da família real portuguesa, o Palácio Nacional, também está de portas abertas.

Os amantes de Fado têm o Museu do Fado à distância de um clique, as exposições Poetas de Fado, Casas de Fado e História do Fado no Século XIX são alguns dos destaques de uma mostra vasta que abrange os 3 pisos do edifício.

As viaturas de gala e de passeio da aristocracia dos séculos XVI a XIX exibem-se no Museu Nacional dos Coches. O espaço foi inaugurado em 1905 e possui uma coleção imensa, que foi sendo aumentada gradualmente desde a Implantação da República em 1910.