Vale do Tua - Carrazeda de Ansiães
O Rio Tua, afluente do Douro, marca as paisagens da região norte de Carrazeda de Ansiães concedendo ao território características únicas de grande beleza e envolvência natural. Conhecer o Vale do Tua é uma experiência marcante, um deleite para todos os amantes da natureza e do seu impacto no homem. Aqui o rio serpenteia entre as montanhas, mostrando como na natureza não há obstáculos nem impossíveis.
A entrada no vale faz-se através da Porta de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua de Carrazeda de Ansiães, localizada em Foz Tua, e que faz uso de um edifício recuperado pertencente à estação ferroviária. A partir deste momento é tempo de partir à descoberta e calcorrear os caminhos desta região, no entanto, sugerimos uma visita ao centro de interpretação antes de iniciar a jornada.
O Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) foi criado para dar a conhecer a história e todas as particularidades deste belo território, permite aos visitantes um melhor entendimento sobre os costumes e tradições que se foram desenvolvendo à volta deste belo vale que o Tua marcou. A exposição permanente do CIVT divide-se em três grandes temas: o vale, a linha do Tua e a barragem; cada um dos quais estabelece a sua relação com as gentes e com as terras à sua volta, mostrando testemunhos da enorme importância do rio para esta região.