Um Milagre na Ilha

Criado em 1917, como uma homenagem à Nossa Senhora da Paz e após bombardeamentos à ilha por parte de tropas alemães, durante o período da Primeira Guerra Mundial, o Santuário tem a presença de um milagre na sua história, assim como grande parte dos santuários que existem ao longo do país. Estes milagres aconteceram nos dias 10 e 11 de Maio, no ano de 1917, de acordo com relatos de um pequeno pastor, Severino Alves, de 10 anos.
A primeira aparição, da Nossa Senhora da Paz, acontece enquanto o menino caminhava até ao monte. No meio do percurso Severino avista uma bela senhora, com um manto azul que lhe cobria a cabeça e um vestido branco, contudo pouco tempo depois a figura desapareceu.
O pastorinho, surpreendido com o ocorrido, imediatamente revela o que havia acontecido à sua mãe e à população. O pároco, após ouvir atentamente as palavras do menino, aconselha-o a conversar com a figura, caso a avistasse novamente.
No dia seguinte, enquanto fazia o mesmo percurso, Severino mais uma vez volta a encontrar a bela senhora e, seguindo os conselhos do pároco, pergunta quem esta é. A figura simplesmente diz para o menino não se assustar e pede que este diga à população que rezem sempre o terço e que cantem a “Estrela do Céu”, pois ela irá ajudar o mundo e terminar a guerra. Logo após expor a mensagem, a figura desaparece mais uma vez.
Severino mais uma vez explicou o ocorrido à população expondo também a mensagem da figura, reforçando que não se importa se as pessoas iram acreditar nele ou não, porque ele no final já fez o seu papel.
Desde esse dia, Severino Alves nunca mais quis voltar ao local da Aparição sozinho.
A mais de 1000km do continente é onde encontramos o Santuário de Nossa Senhora da Paz pode ser encontrado no topo do Funchal, na ilha da Madeira. A estrutura consiste numa estátua de mármore, erguida sobre um pedestal com quatro colunas e uma base constituída por correntes de navios destruídos no porto do Funchal, e pedra da ribeira de Santo António. Toda a construção tem cerca de cinco metros de altura, tornando-se assim o maior monumento da ilha.