Tábua vai requalificar a antiga Via Romana da Pedra da Sé

Tábua vai requalificar a antiga Via Romana da Pedra da Sé

O Município de Tábua vai proceder à requalificação do troço da Via Romana da Pedra da Sé, património classificado como Imóvel de Interesse Público. A autarquia já iniciou os procedimentos legais junto da Direcção Regional de Cultura para a realização dos trabalhos.

A intervenção tem como objectivo restituir o esplendor deste património, tornando a Via Romana da Pedra da Sé num ponto turístico de referência no Concelho. Nesse sentido, foi assumida a colaboração com uma empresa especializada em arqueologia e restauro, estabelecido um plano de trabalhos arqueológicos e uma proposta de Intervenção e acompanhamento, de modo a iniciar-se a limpeza da vegetação no sítio arqueológico, cumprindo com as orientações da Direcção Regional de Cultura.

A Via Romana da Pedra da Sé situa-se junto à antiga estrada que liga Tábua a Santa Comba Dão. Acredita-se ter sido edificada no século I e faria parte do percurso que ligava Bobadela a Viseu. À data, Bobadela era um importante povoado, possuindo um relevante papel económico e administrativo.