Stand up Paddle - Serenidade das águas

Stand up Paddle - Serenidade das águas
Fotografia: Let’s Sup

O Stand Up Paddle surgiu no Havaí entre as décadas de 20 e 50 do século passado. Numa fase primordial a prancha e o remo eram utilizados para que os instrutores pudessem acompanhar os seus alunos em modalidades dentro de água. Com o passar do tempo esta prática foi ganhando mais atenção, mas ainda assim foi timidamente adotado. 

“Eu creio que o stand up paddle foi criado para relaxar. Eu pessoalmente fico muito relaxada depois de ir ao lago, remar um pouco e depois ficar só à deriva enquanto ouço a natureza à minha volta. No entanto, também acho que é um desporto que requer alguma preparação física”, contou-nos Maria, praticante de stand up paddle. 

Somente nos anos 2000 é que o stand up paddle ganhou mais atenção, atualmente, já são imensos os locais que promovem esta modalidade. É uma modalidade que é preferencialmente praticada em águas planas e calmas, a prancha utilizada é de maiores dimensões que uma prancha de surf e o praticante também se faz acompanhar de um remo, de modo a poder movimentar-se em água. É uma excelente atividade de lazer mas também de treino físico, que requer alguma preparação física da parte do praticante, principalmente a nível de resistência, para poder remar distâncias mais longas e poder regressar sem contratempos . 

“Já fiz stand up paddle na lagoa grande da serra da estrela, e tenho a dizer que a vista foi a melhor parte. Durante o dia-a-dia andamos sempre numa correria, faculdade casa, casa faculdade, às vezes até me esqueço do quão bom é ter um momento de silêncio e ficar a apreciar a natureza, respirar, remar e aproveitar o momento”, confidenciou a praticante.