Serra da Aboboreira - Baião
A Serra da Aboboreira não vive só das suas paisagens verdejantes onde se destacam carvalhos e castanheiros, possui também um importante legado patrimonial. Ocupada desde o Paleolítico Inferior e outrora também muito povoada esta região conserva ainda hoje importantes traços do seu importante passado.
A presença dos rios Ovil e Fornelo contribui imenso para a forte presença humana nesta serra em tempos remotos, entre o património classificado na região destaca-se o Outeiro dos Gregos, onde estão identificados cinco monumentos de diferentes épocas pré-históricas (Neolítico e Idade do Bronze), o Outeiro da Ante, a Mina do Simão, um monumento megalítico, e a Capela da Senhora da Guia. Existe um percurso pedestre, Trilho dos Dólmens, que nos leva até todos estes testemunhos.
As aldeias à volta da Aboboreira existem praticamente desde os primórdios da nação, a agricultura e pastorícia pautavam o modo de vida dos seus habitantes, ainda hoje podemos contemplar os rebanhos de gado caprino pela serra e os mosaicos agrícolas de prados e campos à sua volta. Conhecer a Serra da Aboboreira é partir numa viagem pela história à boleia da natureza.