Projeto “Do Mar fez-se Terra” submetido aos EEA Grants

Projeto “Do Mar fez-se Terra” submetido aos EEA Grants

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, confirmou na passada quarta-feira, dia 13 de maio, a aprovação do projecto “Do Mar fez-se Terra” aos fundos do Programa Cultural da EEA Grants.

Segundo Tibério Dinis, a proposta apresenta a criação de um roteiro sobre a história do concelho e da sua ligação com o mar, bem como a influência desta no desenvolvimento local.  “De forma muito sucinta, o projecto tem como fio condutor a identidade insular definida pelo escritor Vitorino Nemésio, uma identidade que nos liga ao mar, mas também à ilha, ao apego à terra, à pátria, à religiosidade, ao horizonte”, sublinhou o Presidente da Câmara.

Desta forma, o projecto prevê a recuperação da Casa das Pias, na Vila das Lajes, da Casa do Ramo Grande, na Vila Nova, da Casa da Roda em Santa Cruz, de dois moinhos de água, na Agualva e Quatro Ribeira, e a requalificação das escadas do Facho.

Segundo Tibério Dinis, foram firmadas mais de três dezenas de parcerias internacionais, nacionais, regionais e locais, com entidades que contribuirão para a valorização do projecto.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, esta parceria “demonstra o interesse e valor que o projecto pode vir a ter no desenvolvimento local e regional”.