Praia Fluvial da Aldeia do Xisto de Mosteiro – Pedrogão Grande
Localizada no fundo de um vale, esta pequena localidade rural foi moldada pela importância da água. Moinhos, levadas, lagares e regadios são os pontos de visita por estas paragens, onde os terrenos férteis perto do leito da ribeira, potenciaram a agricultura. Mosteiro orgulha-se de possuir o maior regadio do concelho de Pedrógão Grande, as estruturas que outrora sustentaram a aldeia, são hoje a sua atracção turística e testemunham fielmente a importância do ciclo da água.
Por aqui a água também serve para lazer, a praia fluvial de Mosteiro é uma das mais fascinantes da região, combinando harmoniosamente os testemunhos do homem com a natureza envolvente. O bar de apoio é um antigo lagar de azeite recuperado. Ali perto, um moinho de rodízio também retracta o passado rural da população. Património histórico e lazer estão de mãos dadas na praia fluvial de Mosteiro, situada junto ao centro da povoação. Os salgueiros e amieiros oferecem sombra ao longo de um extenso espaço verdejante, lado a lado com as águas da Ribeira da Pena, afluente do Zêzere, que banha esta localidade.
O espaço dispõe de óptimas condições para os veraneantes, sendo vigiada por um nadador salvador durante a época balnear. Destacam-se as águas límpidas que fazem as delícias dos veraneantes, se quisermos podemos caminhar um pouco e perto da praia encontramos uma pequena cascata de grande beleza.