Ponte Medieval e Ponte Romana - Ponte de Lima
Quando uma ponte dá o seu nome a uma povoação facilmente percebemos a sua importância, o ex-libris de Ponte de Lima é a sua majestosa ponte. Na verdade, o que vemos é um conjunto formado por duas pontes, o troço medieval, com a sua majestosa imponência, inicia na margem esquerda do rio Lima e estende-se para lá da Igreja de Santo António da Torre Velha.
A ponte encontra-se fechada ao transito automóvel, pelo que a travessia só pode ser feita a pé, a caminhada permite belas vistas sobre o leito do rio e zona envolvente, oferecendo aos seus visitantes uma perspectiva diferente da vila. À noite também é particularmente agradável visitar a ponte, com os sues arcos iluminados a espelharem a forma no leito do Lima.
A estrutura tem uma grande importância histórica, durante vários séculos foi a única passagem pedestre sobre o rio Lima. O troço romano acredita-se datar do século I, terá sido mandado edificar pelo Imperador Augusto para permitir a travessia por parte das tropas romanas. A posterior construção medieval está alegadamente relacionada com a edificação das muralhas e das torres que fortificavam a vila no século XIV. Actualmente o conjunto de pontes encontra-se classificado como Monumento Nacional.