Piquinho, Ilha do Pico, Açores

Piquinho, Ilha do Pico, Açores
Vista do Piquinho, fotografia por Norberto Tomé

O Piquinho, também conhecido como Pico Pequeno ou Topo da Montanha é o ponto mais alto de Portugal e considerado por muitos o rei dos miradouros naturais, aqui a natureza mostra o seu poder e nós sentimo-nos pequenos perante tal mostra de grandiosidade. Em dias de céu limpo o nosso olhar não acompanha a imensidão das vistas, quando as nuvens surgem conseguimos ver acima delas. A visita a este local é um momento único e especial, incomparável por tudo que mostra e representa.

A paisagem dos açores é marcada por lagoas em crateras, caldeiras secas e nascentes termais, o Pico com os seus 2350 metros de altitude, localizado na ilha à qual dá o nome, é o ponto mais alto de Portugal, assume-se como o porta estandarte de toda esta riqueza vulcânica. O cume tem tal dimensão e que a própria ilha é frequentemente apelidada de ilha da montanha, um verdadeiro testemunho da força da natureza.

Por motivos de segurança, para visitar este local é necessário marcar a visita com antecedência junto das entidades competentes e é imprescindível levar equipamento adequado. Aconselha-se também uma boa forma física pois a caminhada até ao cume leva cerca de 4 horas e desdobra-se ao longo de terrenos bem ingremes, no entanto, a experiência vale a pena e a sensação de atingir o topo é indescritível.