Percurso do Freixo - Redondo
Redondo destaca-se pela sua fascinante envolvência natural, este concelho encontra-se em plena Serra d´Ossa e assume-se como um território que celebra a ruralidade do Alentejo. Podemos conhecer mais de perto esta realidade através do Percurso do Freixo, este tem lugar por aproximadamente cinco quilómetros, onde nos mostra testemunhos do modo de vida rural alentejano e dá a conhecer a envolvente biodiversidade da Ribeira do Freixo.
O trajecto principia na Aldeia do Freixo, em Redondo, perto dos limites entre a povoação e o campo. Caminhamos em direcção ao Monte dos Gaios, por entre paisagens de montados e vinhas. Ao chegar podemos observar uma herdade típica alentejana, onde a edificação principal se destaca no meio das pequenas casas caiadas de branco. O caminho até à Ribeira do Freixo é marcado pelos testemunhos do modo de vida alentejano.
A Ribeira do Freixo é dominada por pequenos bosques pautados de freixos, choupos e salgueiros. As margens da ribeira atraem uma grande diversidade de animais, destacam-se os anfíbios e repteis como a rela magrebina e o cágado-mourisco. As aves também são presença assídua junto da água e podemos observar o rouxinol, a carriça e a toutinegra-de-cabeça-preta.
Os caminhos frescos e prazerosos junto da Ribeira do Freixo levam-nos até novas áreas humanizadas onde a cultura e arquitectura alentejana volta a marcar presença. Esta zona, apesar de habitacional, serve de abrigo a várias aves de rapina noctívagas como a coruja-das-torres.
No regresso à Aldeia do Freixo, após passagem pela bela Quinta da Vidigueira com os seus traços típicos do início do século passado, ainda podemos observar a Anta da Quinta da Vidigueira, uma construção megalítica classificada como Monumento Nacional.