Pelos Trilhos de Portugal-Vale de Ventos, Alcobaça

Pelos Trilhos de Portugal-Vale de Ventos, Alcobaça

O Trilho Vale de Ventos, inserido no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, é um percurso circular com cerca de 2,5 quilómetros do concelho de Alcobaça.

O percurso decorre ao longo da Serra dos Candeeiros e percorre a povoação do Vale de Ventos. Nesta povoação predominam as construções em calcário, características da cultura desta região.

O trajecto tem como ponto de partida as Casas Vale de Ventos, antigas casas cedidas pelo Parque em 1987 aos guardas florestais desta serra.

Desdobrado ao longo de caminhos rurais onde predomina a plantação de sequeiro, pinhal e vegetação rasteira, os visitantes são convidados a contemplar a Lagoa do Casal de Vale de Ventos, uma lagoa seminatural que serve como reserva de água para o gado, rega e uso doméstico, a Pedreira da Calçada e a cisterna.

A área florestal serve de abrigo para algumas aves de rapina que os visitantes podem observar no decorrer do caminho.

Para além disso, podem ainda fazer um desvio do trilho e visitar a cabeceira do vale onde podem ser observados o rabirruivo-preto e a coruja-das-torres.

As Casas de Vale de Ventos são, nos dias de hoje, casas de alojamento com capacidade para 8 e 6 pessoas e podem ser alugadas mediante marcações prévias.