Pelos Trilhos de Portugal-Vale da Ribeira do Mosteiro, Freixo de Espada à Cinta

Pelos Trilhos de Portugal-Vale da Ribeira do Mosteiro, Freixo de Espada à Cinta

O Parque Natural do Douro Internacional é um parque natural com cerca de 87.000 hectares que se encontra junto ao Rio Douro, separando Portugal e Espanha.

O trilho do Vale da Ribeira do Mosteiro encontra-se na zona sul deste parque e tem como ponto de partida a Foz da Ribeira. Com uma extensão de oito quilómetros, este percurso circular percorre antigos trilhos e caminhos públicos.

Ao longo do caminho os visitantes passam por alguns pontos de interesse da região, como o Muro do Abalona, o Local de São Paulito, a Calçada de Alpajares e os Quartzitos.

Entre caminhos rurais e de montanha, os visitantes podem contemplar diversas linhas de água e um grande leque de espécies de árvores, como é exemplo o amieiro, as laranjeiras, limoeiros, nespereiras, diospireiros, amendoais e olivais.

Para além disso, é possível observar uma grande variedade de espécies animais, especialmente aves de grande porte, como o Abutre do Egipto, o Grifo, a Águia-real e o Bufo-real, nesta região. Junto à Ribeira podem ainda ser observados o Melro-de-água, a Lavadeira e o Guarda-rios.