Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Montaria, Viana do Castelo

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Montaria, Viana do Castelo

É na freguesia de Montaria, no concelho de Viana do Castelo, que se desenrola o Trilho da Montaria. Com dez quilómetros de extensão este percurso percorre a encosta sul da Serra d’Arga.

Com início na Igreja de São Lourenço da Montaria e através de caminhos naturais, este percurso guia-nos até aos Viveiros Florestais, onde atravessamos uma ponte sobre o Rio Âncora. O caminho continua pelas margens deste Rio até chegar a uma azenha.

Atravessando uma estrada de asfalto e posteriormente um caminho de terra, somos presenteados com alguns moinhos junto à margem do Rio Âncora. Aqui podemos ainda contemplar algumas quedas de água, destacando-se o “Pincho”.

Continuando o caminho, deixamos as margens do Rio para chegar até um bosque de conífera. Estes caminhos florestais são rapidamente deixados, para se possam contemplar alguns caminhos agrícolas e os que terrenos que os ladeiam.

De regresso a Montaria, os visitantes podem aproveitar para visitar alguns pontos turísticos desta região, bem como a sua gastronomia.