Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Lontra, Vagos

Pelos Trilhos de Portugal-Trilho da Lontra, Vagos
Milhafre (Milvus migrans)

Em Vagos, destaca-se um pequeno roteiro que nos transporta por pequenos lagos que surgem como autênticos oásis de biodiversidade.

O percurso possui orientação circular, inicia no Covão do Lobo e estende-se por aproximadamente oito quilómetros.

O Trilho da Lontra chama à atenção pelas belas lagoas que apresenta: Moitão e Jincosa. À volta destas a natureza surge de forma espontânea e exuberante, criando cenários de grande beleza, que contrastam com a vegetação típica da região predominantemente composta por pinheiros e eucaliptos.

As lagoas atraem ainda inúmeras aves às suas águas cheias de vida, Bútios e Milhafres são presença habitual nestes espaços, tornando-os locais de eleição para a prática de observação de aves.

No passado as lagoas forma também importantes para a população. A Lagoa da Jincosa oferecia o bunho, que consiste num pequeno arbusto usado para fazer esteiras em teares rudimentares. A Lagoa do Moitão nasceu por acção do homem, do espaço eram retiradas as terras que compunham os ancestrais tijolos de adobe, um dos mais antigos materiais de construção, usados na construção das tradicionais casas gandaresas.