Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Rios e Levadas, Oliveira de Frades

Pelos Trilhos de Portugal-Rota dos Rios e Levadas, Oliveira de Frades

Caminhos por entre paisagens moldadas pela agricultura de outros tempos e incursões em zonas  onde a natureza mostra todo o seu esplendor, são razões de sobra para conhecer a Rota dos Rios e Levadas.

O trilho possui cerca de 13 quilómetros, tem início e fim na Lavandeira, Arcozelo das Maias, junto à estrada nacional 16. O circuito está provido com sinalética de apoio, no entanto, convém alertar que algumas zonas são de difícil acesso e exigentes a nível físico.

A rota mostra- nos testemunhos de um passado marcado pelo modo de vida rural, encontramos lameiras e férteis terrenos agrícolas, que outrora garantiam o sustento dos habitantes locais. As levadas que surgem ao longo do percurso permitiam levar a água até aos campos de cultivo. A mina dos Mouros e as escadas antigas de acesso aos terrenos são  algumas das edificações interessantíssimas com que este itinerário nos brinda.

Para alem do valor cultural, a Rota dos Rios e Levadas também oferece saudáveis momentos de comunhão com a natureza. O trajecto penetra em áreas de vegetação abundante e oferece belos enquadramentos paisagísticos.