Pelos Trilhos de Portugal-Rota do Sizandro, Sobral de Monte Agraço

Pelos Trilhos de Portugal-Rota do Sizandro, Sobral de Monte Agraço

A Rota do Sizandro em Sobral de Monte Agraço percorre a freguesia de Sapateira através de um circuito com aproximadamente 11 quilómetros de extensão.

O Rio da Bica apresenta-se como o ponto de partida e chegada deste itinerário. No decorrer do caminho os pedestres são convidados a conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, construída no decorrer do século XVII e classificada como património religioso, e os Moinhos da Atalaia no Monte de Atalaia.

Este percurso permite ainda que os visitantes atravessem algumas povoações, tendo assim contacto directo com a cultura da região, e conheçam a vegetação que envolve o percurso, bem como as aves que sobrevoam a localidade.

Sobral de Monte Agraço possui outros percursos pedestres, entre os quais a Rota dos Moinhos do Sobral e a Grande Rota das Linhas de Torres.

Para além disso, este Município apresenta várias estruturas classificadas como património religioso, de que é exemplo a Capela de Santo Amaro, património militar, entre os quais a Quinta Nova de Nossa Senhora e património arquitectónico, como a Praça Pombalina.