Pelos Trilhos de Portugal-Rota de Sant’Águeda, Alvito

Pelos Trilhos de Portugal-Rota de Sant’Águeda, Alvito
Ermida de Sant´Águeda, Fotografia por Município de Alvito

É no concelho do Alvito, em Beja, que um percurso histórico leva os seus pedestres até à Ermida de Sant’Águeda, dando a conhecer alguns dos principais pontos de interesse da freguesia de Vila Nova da Baronia.

Com uma extensão de sete quilómetros, o percurso começa junto ao Pelourinho na Praça da República, em direcção à Capela da Nossa Senhora da Conceição, seguindo-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

O caminho continua atravessando a Ponte do Azinhal, construída durante a Época Medieval, até chegar à Ermida de Sant’Águeda. Este local, também conhecido como Ermida de São Neutel, data do século XVI e está classificado como Monumento de Interesse Público. A partir daqui faz-se o caminho de regresso até à Praça da República.

Por se inserir numa planície alentejana, este local possui um vasto património natural e, consequentemente, um grande número de espécies de fauna e flora. O sobreiro, o azinho, o olival, a aroeira, o alecrim, a murta e o rosmaninho são algumas das espécies predominantes e que podem ser encontradas no decorrer deste trilho.

Estas, por sua vez, são habitat para várias aves como a cegonha, a garça-branca, a garça-boieira, a perdiz, a águia-de-asa-redonda e o peneireiro-cinzento. Junto às linhas de água podem ainda ser observados o rouxinol-comum, as galinhas-de-agua e o cágado.

A realização deste percurso recomenda-se entre a Primavera e o Outono.