Pelos Trilhos de Portugal-Rota de Conímbriga, Condeixa-a-Nova

Pelos Trilhos de Portugal-Rota de Conímbriga, Condeixa-a-Nova

Estendida ao longo das ruínas romanas de Conímbriga, a Rota de Conímbriga é um percurso circular em forma de oito que pode ser dividido em dois circuitos de oito quilómetros cada.

O percurso tem início em Conímbriga indo em direção ao Vale do Rio dos Mouros, passando pela aldeia do Poço das Casas e regressando de seguida ao ponto de partida.

No decorrer deste itinerário encontramos a Mata da Alfarda, um importante habitat para numerosas espécies mediterrânicas, como o carvalho cerquinho, associado à azinheira e ao sobreiro.

O caminho segue então para Acabideque, Condeixa-a-Nova, passando pelo PO.RO.S, um Museu Multimédia dedicado ao Portugal Romano, seguindo para Condeixa-a-Velha e regressando a Conímbriga.

Este percurso permite que o pedestre percorra e conheça vários pontos de interesse da freguesia de Condeixa-a-Nova, como as Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga, o Vale do Rio dos Mouros, a Mata da Alfarda, o Castellum de Alcabideque, bem como outros vestígios do aqueduto romano e o PO.RO.S.