Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Bifanas, Vendas Novas

Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Bifanas, Vendas Novas

Conhecido pela sua gastronomia, sendo que as bifanas merecem um especial destaque, o concelho de Vendas Novas em Évora, criou um percurso pedestre que alia a gastronomia ao valor histórico e paisagístico da região.

Com aproximadamente 17 quilómetros de extensão, a Rota das Bifanas percorre caminhos urbanos e rurais a partir da Câmara Municipal de Vendas Novas.

O trajecto começa em direcção ao antigo Palácio Real. Este edifício, mandado construir em 1728 por D. João V, serve actualmente como sede ao Regimento de Artilharia nº5.

Segue-se então o centro urbano, onde os pedestres podem fazer uma pausa e conhecer a igreja matriz da região. Continua pela Avenida 25 de Abril, e posteriormente, pela Avenida da Misericórdia até chegar ao Jardim do Bairro José Saramago.

Inserido agora em meio rural, envolvido por terrenos agrícolas, o caminho continua encontrando a Estrada da Afeiteira. Aqui ruma em direcção a Foros da Misericórdia até encontrar a Rua Almada Negreiros.

A partir deste ponto começa a verdadeira razão da existência deste trilho. Uma vez na Rua da Boavista, os pedestres podem fazer uma pausa e conhecer a bifana de Vendas Novas. Seguindo em direcção ao Jardim Público de Vendas Novas, os pedestres são guiados até à Avenida da República.

Começa o caminho de regresso até à Camara Municipal.