Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Antas, Loures

Pelos Trilhos de Portugal-Rota das Antas, Loures

A Rota das Antas, no concelho de Loures, percorre aproximadamente 18 quilómetros de trilhos de terra batida e alcatroados nas localidades da Lousa e Fanhões no concelho de Loures.

Com início na vertente norte da Serra de Montachique perto da escola da aldeia, o caminho guia os seus pedestres até à Lousa, onde pode ser encontrado um jardim com um pequeno ribeiro.

A Igreja Matriz de São Pedro de Lousa, construída durante o século XVI e classificada como Imóvel de Interesse Público, é o primeiro ponto de interesse deste percurso. Daqui o caminho continua até à Anta de Carcavelos, um monumento megalítico.

Descendo pela Encosta da Saúde e percorrendo trilhos de terra batida, os pedestres são guiados até à Anta do Alto da Toupeira. A Gruta das Salemas é o próximo ponto de interesse neste circuito.

Chegando à Anta de Casainhos começa o caminho de regresso a Montachique, atravessando o Vale das Ribas e passando pela Capela de Nossa Senhora do Livramento.

O Forte de Mosqueiro, as ruínas do Sanatório Grandella, o Parque Municipal de Montachique e o Miradouro do Cabeço de Montachique são outros locais que os pedestres podem aproveitar para conhecer no decorrer deste percurso.