Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Tapada, Cartaxo

Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Tapada, Cartaxo

É junto às margens do Rio Tejo que se desenvolve a Rota da Tapada, o primeiro circuito do concelho de Cartaxo.

Com cerca de 7,5 quilómetros de extensão, este trilho tem início junto à Ponte Dona Amélia em Porto de Muge e termina na aldeia de Palhota.

Aliado à natureza e às paisagens rurais os pedestres são convidados a percorrer as freguesias da Palhota, uma aldeia típica de pescadores avieiros, a aldeia de Porto de Muge e a freguesia da Valada, uma localidade dotada de um vasto património histórico e natural e um grande interesse ecológico, acompanhando sempre as margens do Rio.

Esta região do Município de Cartaxo possui alguns pontos de interesse, destacando-se a Ponte D. Amélia inaugurada em 1904 por D. Carlos. Inicialmente, esta era composta por um caminho ferroviário, um importante ponto de ligação entre esta região com o país e o resto da Europa e, em 2001, foi transformada num caminho rodoviário.

Este itinerário constitui uma viagem perfeita para conhecer a zona ribeirinha do Tejo e a Lezíria Ribatejana bem com as suas gentes e costumes. Durante toda a sua extensão, podem ser observados vários terrenos agrícolas, a pastorícia e as tradições dos pescadores.