Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Gardunha, Castelo Branco

Pelos Trilhos de Portugal-Rota da Gardunha, Castelo Branco

A Rota da Gardunha em Castelo Branco desdobra-se ao longo de uma área classificada como Rede Natura 2000 na Serra da Gardunha.

Integrado no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o percurso conta com cerca de 17 quilómetros e uma variante marcada como PR1.1 de nove quilómetros, decorrendo por caminhos rurais e tradicionais.

O itinerário circular começa em Louriçal do Campo e passa pela Igreja Matriz de S. Bento, um edifício do século XVI. Continua por entre hortas e olivais em direcção às abas da serra.

A variante que permite encurtar o circuito pode ser encontrada junto a um cruzamento que dá acesso a parques de merendas e miradouros, na direção de Casal da Serra.

O percurso mais longo continua em direção a Bandeira até Castelo Novo, onde a passagem por um miradouro permite ao pedestre uma visão panorâmica sobre o antiteatro de Castelo Novo. Continuando o itinerário, o caminho segue entre formas graníticas e numerosas nascentes e captações de água até chegar novamente ao ponto de partida.