Pelos Trilhos de Portugal-Por Serras de Al-Ruta, Arruda dos Vinhos

Pelos Trilhos de Portugal-Por Serras de Al-Ruta, Arruda dos Vinhos

Envolvido por um grande património histórico e cultural o percurso “Por Serras de Al-Ruta" remete os seus visitantes para o passado da vila de Arruda.

Com cerca de 13 quilómetros de extensão, este circuito tem inicio no Jardim do Palácio do Morgado, construído durante o século XVIII. Ainda neste local pode ser encontrado um Chafariz Pombalino, construído em 1789 e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997.

O trajecto começa em direcção ao Jardim Municipal, construído no início do século XX, seguindo-se a Quinta de São Sebastião, onde pode ser encontrada uma Capela em honra deste santo.

Daqui sobe até ao Forte do Cego, onde é possível contemplar a Serra de Montejunto e as Serras de Aire e Candeeiros. O Forte da Carvalha na freguesia de São Tiago dos Velhos é outro ponto de interesse deste percurso.

Segue-se o Largo Irene Lisboa onde os pedestres podem aproveitar para conhecer a Quinta dos Corações e uma Capela datada do século XVIII. Antes de regressar ao ponto de partida, os pedestres são guiados até à Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, classificada com Imóvel de Interesse Público.