Pelos Trilhos de Portugal-Percurso entre Quintas, Vila Nova de Gaia

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso entre Quintas, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é um concelho do distrito do Porto com um grande património edificado. A sua grande extensão de faixa costeira promove a criação de percursos pedestres e de espaços para a prática de exercício físico.

O Percurso entre Quintas neste Município surge no âmbito do Programa Encostas do Douro e visa revitalizar os percursos ribeirinhos do Rio Douro, através da requalificação da vegetação ribeirinha e dos seus habitats naturais. Para além disso, esta requalificação pretende recuperar as antigas estruturas ligadas tanto ao rio Douro como às quintas por onde passa este percurso.

Este percurso linear desenvolve-se ao longo de cerca de dois quilómetros e permite que os seus visitantes conheçam a Quinta da Pedra Salgada, a Quinta da Torre Bela, a Quinta da Carvalheira, a Quinta Fonte da Vinha, a Quinta dos Cubos, a Quinta do Arcediago e a Quinta dos Frades. O circuito termina no Cais do Esteiro, junto à foz do Rio Febros.

Para além deste percurso, os visitantes podem aproveitar para conhecer o restante Município. Aqui, podem fazer uma visita as várias Caves Vinho do Porto que existem nesta região, visitar as suas praias e os seus monumentos.