Pelos Trilhos de Portugal-Percurso dos Parques e Jardins, Moita

Fotografia cedida pelo Município da Moita

A Moita é uma vila do distrito de Setúbal com uma forte ligação ao Tejo e às actividades piscatórias, a Rede de Percursos pela Beira Tejo foi criada para celebrar essa ligação e para dar a conhecer o melhor desta localidade.

O percurso Parques e Jardins parte da Baixa da Banheira e segue em direção ao Parque da Zona Ribeirinha. Neste local somos convidados a caminhar ao longo das margens do Tejo e a subir a um miradouro de modo a comtemplar a vista panorâmica do parque.

Rumamos em direção à Moita, o Parque das Salinas surge logo à entrada da antiga vila de Alhos Vedros. Esta bela área de lazer, repleta de espaços verdes, surgiu por via da recuperação das antigas salinas descativadas e vazadouros e situa-se em terrenos que outrora pertenceram ao rio.

Mesmo em frente ao parque encontramos a Igreja Matriz de São Lourenço, uma edificação de origem medieval que se assume como uma das principais atrações patrimoniais da Vila.

Por fim, atravessamos as ruas da Moita em direcção ao Estaleiro Naval, também conhecido como Parque das Canoas, na localidade de Gaio. Este espaço remete para as tradições navais desta região e oferece aos visitantes agradáveis momentos de descontração.