Pelos Trilhos de Portugal-Percurso do Contrabando do Café, Marvão
O Percurso do Contrabando do Café tem lugar ao longo de quase seis quilómetros e percorre as veredas estreitas e sinuosas, que os contrabandistas em tempos de ditadura do Estado Novo, calcorreavam até à localidade espanhola de La Fontañera.
O trilho inicia na aldeia fronteiriça de Galegos, seguimos em direcção a Monte de Baixo ladeados por paisagens marcadas pelos afloramentos graníticos e bosques de sobreiros. A subida até Pitaranha faz-se em veredas por entre as escarpas e num dos pontos mais altos, podemos aproveitar as vistas soberbas sobre o castelo e vila de Marvão.
Em Pitaranha já se vislumbra o povoado de La Fontanera, onde os contrabandistas vendiam o café aos espanhois, após caminhadas pela noite dentro, de modo a evitar as autoridades.
Para além da vertente histórica, este percurso também possui um forte impacto paisagístico e natural. A Serra de Porto de Roque, um conjunto escarpado que se estende ao longo da fronteira, possui grande envolvência natural e serve de abrigo a várias colónias de grifos.