Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Torre da Bolsa, Elvas

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Torre da Bolsa, Elvas
Francelho

Este roteiro atravessa a Zona de Proteção Especial da Torre da Bolsa e transporta-nos por quase 15 quilómetros de uma das mais ricas zonas avifaunísticas do nosso país.

O Percurso da Torre da Bolsa é ideal para os adeptos da observação de aves, os primeiros momentos deste trajecto  percorrem terrenos de olivais tradicionais, um azinhal pouco denso e  campos onde se desenvolve a agricultura de sequeiro. Nestas zonas mais secas predominam o francelho, o tartaranhão-caçador e o sisão. Esta parte do percurso dispõe de um observatório, localizado junto à estrada.

Seguimos caminho até zonas mais húmidas, a cultura de cereais em regadio pauta as imediações do Rio Caia, aqui os olivais são mais densos e a calhandra-real é a espécie em destaque.

A Barragem da Alfarófia Nova atrai inúmeras espécies, cujo habitat se restringe a zonas com massas de água, tais como: o caimão, o frango-de-água e a perdiz-do-mar. Estas aves são habitualmente encontradas nesta área. Nos terrenos agrícolas próximos à barragem é comum a presença da cegonha-branca e da garça-boieira.