Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Ribeira de Sor, Ponte de Sor

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Ribeira de Sor, Ponte de Sor

Inserido na rede de percursos pedestres Alentejo Feel Nature, o Percurso da Ribeira de Sor em Ponte de Sor permite que os visitantes e moradores locais desfrutem da tranquilidade da região e conheçam um pouco mais da sua história.

Com cerca de 11 quilómetros de extensão, este circuito percorre trilhos em asfalto e terra batida do concelho, a partir da Zona Ribeirinha. O caminho começa em direcção à ponte pedonal sobre a Ribeira de Sor atravessando, assim, até à margem da esquerda. Daqui segue até à Ribeira de Vale do Bispo, seguindo-se a aldeia de Ervideira.

Percorrida a aldeia os pedestres são guiados novamente até às margens da Ribeira de Sor. Nesta parte do percurso podem ser contemplados os Moinhos de Água da Tramaga.

No que toca à biodiversidade que se pode encontrar neste percurso destaca-se a presença da cegonha-branca, do peneireiro-cinzento, do milhafre-preto, da águia-calçada e do abelharuco. A presença dos sobreiros é comum junto da ribeira.

Terminando este circuito os visitantes são convidados a conhecer a Capela de São Pedro, construída entre os séculos XVI e XVIII, e a Fonte da Vila do século XVIII.