Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Murtosa, Murtosa

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Murtosa, Murtosa

A Ria de Aveiro, uma laguna formada no decorrer do século XVI após um recuo do mar, possui cerca de 45 quilómetros de extensão e 11 quilómetros de largura.

Situada no coração do Município de Murtosa, a Ria assume-se desde cedo como um meio para as atividades económicas da região: agricultura, uma vez que o moliço (planta aquática) é utilizado para fertilizar as terras, pesca e indústria (fábricas de conservas).

A requalificação das zonas ambientalmente degradadas da Ria levou à criação de sete percursos pedestres e cicláveis junto à costa: Percurso da Murtosa, Percurso do Bunheiro; Percurso Pardelhas; Percurso Murtosa-Bunheiro-Torreira; Percurso Pedonal Urbano; Percurso das Quintas do Sul e Percurso Beira-Ria Sul.

O Percurso da Murtosa estende-se do longo de nove quilómetros dentro das freguesias da Murtosa e do Monte e permite conhecer vários pontos de interesse do concelho. Entre eles a Praça Jaime Afreixo, o Parque Municipal da Saldida, o Monumento ao Emigrante, o Monumento a D. Francisco Fernandes Rendeira, o Museu etnográfico da Murtosa, o Porto de abrigo do bico e o cais do bico.

Ao longo do percurso o pedestre encontra vários parques de merendas e zonas de descanso e observação, que podem ser utilizados como local de lazer e repouso.