Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Fraga da Pena, Fornos de Algodres

Pelos Trilhos de Portugal-Percurso da Fraga da Pena, Fornos de Algodres
Fraga da Pena, fotografia cedida pelo Município de Fornos de Algodres

Há trilhos que nos levam a conhecer locais sem igual. Este é um desses exemplos e leva os caminhantes até ao impressionante miradouro natural da Fraga da Pena.

O percurso pedestre da Fraga da Pena estende-se por pouco mais de 9 quilómetros, no entanto, possui trechos de alguma exigência física. O itinerário é circular e possui marcação através dos símbolos convencionais de percursos pedestres.

Este trilho torna-se deslumbrante logo de início, devido às magnificas paisagens sobre o vale da Ribeira da Muxagata e sobre a  encosta de Prados, na Serra da Estrela.

Os belos caminhos levam-nos até à principal atracção desta rota, a Fraga da Pena, um tor granítico de grandes dimensões, a topo da vertente ocidental da ribeira de Muxagata. Este geomonumento permite vislumbrar paisagens extasiantes, à volta do mesmo foram construídas estruturas fortificadas que originaram a criação de dois pequenos espaços contíguos. As estruturas defensivas à volta da Fraga da Pena estão datadas da Idade do Bronze, no seu interior foram encontrados diversos objectos de uso quotidiano pertencentes à mesma época.

Antes do regresso a Algodres, onde terminamos o percurso, ainda passamos por Sobral Pichorro, uma povoação que possui um  importante património religioso onde se destaca a Capela do Santo Cristo com as suas influências góticas e renascentistas.