Pelos Trilhos de Portugal-Pelo Património Vivo de Mourão, Mourão

Pelos Trilhos de Portugal-Pelo Património Vivo de Mourão, Mourão

Inserido na rede de percursos pedestres traçados pelo Guia Transalentejo, o trajecto “Pelo Património Vivo de Mourão” percorre um pouco mais de oito quilómetros através de caminhos rurais e urbanos do concelho de Mourão.

Com ponto de partida marcado no Posto de Turismo, este itinerário permite que os pedestres conheçam algumas estruturas importantes da região e contemplem a diversidade de espécies que se podem encontrar no seu decorrer.

Sendo assim, o Castelo de Mourão é o primeiro ponto de interesse deste percurso. Este edifício foi mandado construir durante o reinado de D. Sancho II e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1957.

Segue-se a Ermida de São Sebastião e, posteriormente, a Igreja de São Francisco. O percurso termina na Praça da República.

No decorrer do trajecto podem ser observados um grande número de aves, como o alcaravão, o charneco, o peneireiro-cinzento e o mocho-galego, e outras aves migratórias, que variam consoante a época do ano em que o itinerário é percorrido.

Quanto aos mamíferos podem ser encontrados nesta área a lebre e a raposa. Assim como as aves nos cursos de água podem ser observados vários animais, que mais uma vez variam consoante a estação do ano.