Pelos Trilhos de Portugal-Pedra Alçada, Alandroal

Pelos Trilhos de Portugal-Pedra Alçada, Alandroal
Fotografia cedida pelo Município do Alandroal

Aliando o exercício físico à vontade dos visitantes em conhecer melhor a história e a cultura que envolvem o concelho, o Alandroal criou uma rede de percursos pedestres que percorrem alguns dos pontos de interesse da região.

O percurso “Pedra Alçada” é um dos exemplos. Este itinerário circular percorre aproximadamente nove quilómetros de caminhos de terra batida e troços em alcatrão, partindo da Junta de Freguesia de Santiago Maior.

A Pedra Alçada, para além de ser a razão do nome deste trilho, apresenta-se como um dos maiores monumentos megalíticos do concelho de Alandroal. Para além deste monumento, este percurso permite que os seus visitantes conheçam o modo de vida e as gentes que vivem nesta freguesia.

Para além da Pedra Alçada, o concelho de Alandroal possui outras estruturas que os visitantes podem aproveitar para visitar. Fazem parte dessa lista a Fortaleza de Juromenha, classificado como Imóvel de Interesse público, o Castelo de Alandroal, classificado como Monumento Nacional, e o Castelo de Terena, classificado também como Monumento Nacional.