Pelos Trilhos de Portugal-Nas Escarpas da Mizarela, Arouca

Pelos Trilhos de Portugal-Nas Escarpas da Mizarela, Arouca

Com início no parque de campismo do Merujal no concelho de Arouca, as Escarpas da Mizarela guiam-nos através da sua grande diversidade de fauna e flora.

Este percurso pedestre de pequena rota, marcado nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, conta com uma distância de 8 quilómetros, correspondendo a cerca de 4 horas de duração.

Este circuito permite-nos passar por alguns pontos de interesse, como a Aldeia da Mizarela, contemplada pela Frecha da Mizarela, uma das maiores quedas de água da Europa, pela Serra da Freita, também conhecida como Serra Encantada, e pela Aldeia da Ribeira, onde as casas construídas com materiais da região se dissimulam suavemente na natureza.

Para além disso, durante a passagem pela Serra da Freita é possível contemplar a Estação da Biodiversidade (EBIO) do Merujal, composta por nove painéis informativos sobre a riqueza biológica existente na localidade.

Aqui podem ser observados diversos habitats terrestres (pinhal, matos, bosques de carvalhal) e dulçaquícolas (ribeiras e turfeiras), alguns dos quais extremamente raros. Os javalis, a Águia de Asa Redonda, o Gato Bravo e o Lobo Ibérico são espécies animais facilmente observadas.

Este circuito pode ser feito durante todo o ano, mas os pedestres devem ter em atenção a altura do Inverno, devido às baixas temperaturas e à queda de neve e formação de gelo na Serra da Freita.