Pelos Trilhos de Portugal-Nas Encostas de Palmela, Palmela

Pelos Trilhos de Portugal-Nas Encostas de Palmela, Palmela

O percurso pedestre “Nas Encostas de Palmela” desdobra-se ao longo de dez quilómetros de caminhos rurais, inseridos num circuito quase circular. A Rua da Portela e a Rua Helena Cardoso apresentam-se, respectivamente, como ponto de partida e chegada.

A Fonte Nova e Lavadouro, construídos durante o século XIX, são o primeiro ponto a ser descoberto, depois de percorrer a estrada da Calçadinha. Daqui o caminho continua até chegar à Serra dos Gaiteiros e São Luís, no extremo nordeste do Parque Natural da Arrábida.

A Capela da Quinta da Escudeira é outro local importante neste percurso. Este edifício foi construído no século XVIII e fundado pelo padre Francisco Fernandes Coelho. Segue-se o Vale Jurássico dos Barris, uma das unidades geológicas mais antigas de Palmela.

Na Serra do Louro, localizada também no extremo nordeste do Parque Natural da Arrábida, podem ser contemplados alguns moinhos de vento.

Ainda antes do percurso terminar, os pedestres podem conhecer a Alcaria do Alto da Queimada e o Castro de Chibanes.

O Estuário do Sado, as Serras dos Gaiteiros e São Luís, São Francisco e Louro são outros pontos importantes deste percurso, uma vez que permitem que os visitantes descubram o património natural e geológico da cidade.